A eleição está chegando

Com o adiamento das eleições municipais desse ano, a pedido do Tribunal Superior Eleitoral e aprovado pelo Congresso Nacional para ocorrerem em novembro próximo, a campanha já começou. Antes um pouco fria, por conta da pandemia do coronavírus, hoje, as redes sociais estão sendo o caminho mais rápido para se chegar ao eleitor.

Pessoalmente, no corpo a corpo, persiste uma certa desconfiança por parte dos candidatos, que não sabem como serão recebidos pelos eleitores, que andam chateados com as promessas de sempre, normalmente não cumpridas, a pandemia, a onda de desemprego, empresas que não vão abrir suas portas depois que tudo isso passar.

Os acordos já estão sendo fechados, especialmente para o cargo a prefeito, quando candidatos e entidades já conversam, fazem acordos e prometem uma nova cidade daqui para frente, como sempre. Por outro lado, ainda falta conversar diretamente com o povo, olho a olho, muito difícil nesse momento.

Sem desmerecer ninguém nesse processo eleitoral, candidatos considerados mais fortes, com mais densidade eleitoral, com partidos gigantes, já fecham os acordos políticos em nome, como sempre, da governabilidade, até que chegue a primeira briga, o primeiro disse me disse.

Nessa disputa aparecem Alfredo Gaspar de Mendonça, o candidato do governador Renan Filho e do prefeito Rui Palmeira; Ronaldo Lessa, que tenta juntar PDT e o Rede de Heloisa Helena; João Henrique Caldas  (o JHC) do PSB; e Davi Davino Filho, do PP do deputado federal Artur Lira e de Benedito de Lira.

É bom lembrar também que, correndo por fora, estão o DEM de José Thomáz Nonô e do deputado Davi Maia, esperando as definições, e quem vai receber o apoio do presidente Jair Bolsonaro, via deputado estadual Cabo Bebeto, que não ficará de fora dessa eleição, mesmo que não seja candidato.

Por fim, no presente momento estão em jogo também as pesquisas encomendadas pelos paridos políticos aos institutos especializados, e que devem ser registradas no Tribunal Regional Eleitoral. Se pesquisa vale como indicativo, algumas já foram divulgadas por ai. A última foi do IBRAPE, e vale a pena dá uma conferida.

É como diz uma velha raposa da política: “pesquisa não ganha eleição, mas ajuda”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *